Victor e Leo se lembram da noite em que tocaram num bar quase vazio — havia apenas um homem, num canto, ouvindo as músicas da dupla.
“Aquele senhor deu sentido àquela noite. Ficamos felizes por nossa música ter atingido alguém”, conta Victor. “Hoje, quando cantamos para 40 mil pessoas, não vemos uma multidão, mas 40 mil indivíduos, únicos.”
40 mil pessoas? Pois é, a estratégia de “considerar a individualidade do público” parece ter dado certo para os irmãos. Daquela noite até agora, quando lançam o CD Borboletas, tornaram-se um fenômeno de popularidade – apesar de serem, possivelmente, famosos para quem freqüenta apenas o circuito pop-rock-urbano-cosmopolita ou MPB-tradicional-de-bom-gosto.
Os números mostram que a expressão “fenômeno” não é exagero. A canção que dá nome ao novo álbum é a segunda mais tocada no Brasil, hoje. Seu disco anterior, Ao Vivo em Uberlândia, é, até agora, o terceiro mais vendido de 2008 – só atrás dos dois volumes de Paz Sim, Violência Não, do Padre Marcelo Rossi. Domingo passado, eles foram ao Domingão do Faustão, elevando a audiência de 23 para 29 pontos no Ibope – o que levou o apresentador a segurar a atração por mais tempo.
No programa, receberam uma homenagem pela venda superior a 700 mil cópias, somando seu álbum Ao Vivo (2006) e o CD e o DVD Ao Vivo em Uberlândia (2007). No YouTube, seus vídeos mais acessados, juntos, acumulam mais de 20 milhões de visualizações.
medidor de sucesso
A boa execução na Internet é, mais que um medidor de sucesso, uma pista para que se entenda Victor e Leo como um fenômeno da “geração digital”. Ou seja, gravando e distribuindo, graças às facilidades tecnológicas de hoje, eles correram por fora do circuito da grande mídia – gravadora, rádio, jornal, TV – para chegar ao público. Como o Calypso (exemplo mais marcante dessa geração), eles se tornaram sucesso nacional com um CD independente vendido inicialmente em shows e depois distribuído em cópias piratas e sites. Quando foi relançado, já pela Sony BMG em 2007, ele vendeu em poucos dias 60 mil cópias, garantindo, de saída, um disco de ouro. Mas sua versão não oficial, lançada em 2006, já tinha passado de dois milhões, segundo a dupla.
“Chegamos a essa estimativa falando com as próprias pessoas da pirataria”, conta Leo.
Victor completa: “Calculamos também pela quantidade de gente que ia aos shows, no Brasil todo. Vendíamos o disco apenas nos shows, mas, quando chegávamos para tocar num lugar ao qual nunca tínhamos ido, todo mundo conhecia as músicas. Engraçado é que eles não sabiam como éramos. Por isso, podíamos andar pela platéia antes do show, ouvir as pessoas falando de nossa música.”
Os mecanismos que levam ao sucesso, portanto, são mais complexos que os esquemas de TVs, rádios e gravadoras – apesar de também se utilizarem deles. Victor e Leo não procuram entender tais mecanismos, garantem. Afirmam repetidas vezes que não fazem canções pensando em quanto elas vão render, não ouvem rádio para saber o que o povo quer e vêem a música como algo maior que profissão – “É uma forma de evoluirmos e transmitirmos algo positivo”, define Leo. Mas arriscam falar em originalidade para explicar as razões do apelo popular do trabalho.
Eles próprios fazem os arranjos das músicas, que unem elementos de country, folk e baladas pop-rock de 1960 e 1970, ao lado da influência do sertanejo de duplas como Leandro e Leonardo e Zezé di Camargo e Luciano.
“Fomos criados em Abre Campo, interior de Minas. Sempre gostamos de música, até que um dia, no início dos anos 1990, brincamos de cantar juntos”, lembra Victor. “Inspirados nas duplas sertanejas que faziam sucesso naquele momento, começamos a criar vocais de forma intuitiva.
Cantávamos as duplas, mas também Legião Urbana, Alceu Valença, Tim Maia...”
Victor, autor de quase todas as canções da dupla, é um dos compositores que mais arrecadam direitos autorais no país, segundo levantamento mais atual do Ecad, de abril de 2008.
Fonte: Diário da manhã
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