Exposições, música, dança e poesia fazem parte da festividade
Cantagalo - A Prefeitura Municipal de Cantagalo, através das Secretarias de Turismo e Cultura, divulgou a programação oficial em comemoração aos 200 anos de emancipação político-administrativa, que serão completos no dia 9 de março.
Na quinta-feira, 27, a partir das 19 horas será inaugurada a Praça dos Pavilhões, na rua Rodolfo Tardin, Centro. A partir das 20 horas, será aberta, na Biblioteca Pública Municipal, a exposição “Cantagalo 200 anos”, que tem como curador o historiador Gilberto Cunha. Após as inaugurações, às 22 horas, será realizado um show, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz. Entre os dias 28 e 4 de março, o município promove a festa do carnaval, com bailes, blocos, escola de samba e matinês que terão como tema o bicentenário.
No dia 6 de março, quinta-feira, a programação cultural continua com um encontro de personalidades euclidianas, às 19 horas, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, com o tema “Cantagalo 200 anos”. Também na praça, na sexta-feira, 7, será feita uma homenagem à história do executivo cantagalense, a partir das 19 horas.
Sábado, 8, no dia Internacional da Mulher, será feita uma homenagem às mulheres cantagalenses, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, às 20 horas. Às 23 horas, na rua Maestro Joaquim Naegele, a rua do Gamas, será realizado um baile ao ar livre.
No domingo, 9, dia em que Cantagalo comemora seus 200 anos, a programação será iniciada às 6 horas, com alvorada e repique festivo dos sinos. Às 9 horas, no prédio da Prefeitura, na Praça Miguel de Carvalho, será inaugurado o marco dos 200 anos. Às 9 horas e 30 minutos, haverá o lançamento do selo comemorativo e o carimbo do bicentenário, na Agência dos Correios, também na Praça Miguel de Carvalho.
Ainda no domingo, a partir das 10 horas será iniciado o desfile festivo pelo centro da cidade, com a participação de escolas, instituições, empresas e da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Às 18 horas haverá repique dos sinos e missas e cultos em toda a sede e distritos pelos 200 anos. A partir das 20 horas, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, haverá apresentação da Orquestra Sinfônica da Petrobras.
Segunda-feira, 10, a partir das 14 horas, na casa Euclides da Cunha, será realizada uma aula temática, em homenagem ao bicentenário, com o tema “Os sertões de Seu Euclides”. Às 19 horas e 30 minutos será feita uma apresentação de capoeira na Praça da Matriz.
Terça-feira, 11, as comemorações continuam com sarau, reunindo personalidades do mundo das letras cantagalenses, exposição de trabalhos classificados nos concursos de desenhos, histórias infantis e poesias com o tema “Cantagalo 200 anos”, a partir das 19 horas, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti.
Quarta-feira, 12, às 18 horas acontecerá a caminhada da terceira idade e logo após, às 19 horas, seresta na Praça da Matriz. Também na Praça, serão realizadas apresentações folclóricas, na quinta-feira, 13, a partir das 19 horas.
Na sexta-feira, 14, começam os grandes shows. No primeiro dia, o município apresenta Cesário Ramos e Gabriel, a dupla sertaneja Victor e Leo e logo após o sertanejo Luan Severo.
Sábado, 15, a festa começa pela manhã, com feira de artesanato das 9 às 14 horas, na Praça da Matriz e jogos florais às 19 horas. A partir das 21 horas haverá show de Victor Sally e logo após Os Foliões se apresentam. A partir da meia-noite, os Titãs, grande apresentação do dia, sobem ao palco. Os bartira finalizam a noite com um show de pop rock.
No domingo, 15, às 16 horas, a festa começa para as crianças, com muitas brincadeiras e apresentação da Galinha Pintadinha às 18 horas e 30 minutos. Às 20 horas, o grupo de pagode Toque Serrano se apresenta e a partir das 22 horas e 30 minutos Bira Bello sobre aos palcos.