A arte de deixar falar o coração

As músicas da dupla Victor e Leo estão cada vez mais na boca do povo

Suas músicas falam de amor e inspiram os apaixonados no mundo real e na ficção. Dono da segunda voz da dupla Victor e Leo, o mineiro de Ponte Nova Vitor Chaves Zapalá Pimentel, criado em Abre Campo e morador de Uberlândia há 2 anos, é o campeão de arrecadação de direitos autorais de 2008, segundo dados do relatório anual do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

O Ecad é um órgão privado formado por dez associações musicais que arrecada e distribui direitos autorais de execução de compositores filiados a essas associações brasileiras. Uma das principais fontes de arrecadação dos compositores são as apresentações ao vivo.

Em 2008, Victor ficou à frente de nomes como Roberto Carlos, Caetano Veloso, Djavan, Gilberto Gil e Zezé Di Camargo.
“Não me sinto, nem poderia sentir-me à frente. Nomes como Roberto Carlos e Caetano Veloso são referências da qualidade e da longevidade que todo e qualquer artista deveria querer alcançar”, disse Victor na entrevista a seguir ao CORREIO de Uberlândia.

Segundo o compositor, mais do que liderar a lista do Ecad, sua satisfação está em ver as canções pedidas e vividas pelos fãs. A dupla tem 17 anos de carreira, mas foi depois que “Tem que ser você” emplacou no ano passado na trilha sonora da novela “A Favorita”, da Rede Globo, e ganhou o prêmio de Melhor Música de 2008 no “Domingão do Faustão”, que as canções da dupla Victor e Leo caíram nas graças do público.

“Deus e eu no sertão” e “Nada é normal” aparecem na novela “Paraíso”, em exibição também na Rede Globo. As canções estão entre as mais pedidas pelos fãs por meio da Central de Atendimento ao Telespectador (CAT), segundo a assessoria de imprensa da dupla.

Apesar do nome em destaque, Victor não esquece a participação do irmão no sucesso conquistado. Leonardo Chaves Zapalá Pimentel, o Leo, chama a atenção dos fãs pela interpretação e pelo talento como arranjador. “Ele ao meu lado é que faz meu trabalho ser o que é”, disse Victor.

Uberlândia é uma boa cidade para se viver

As músicas de Victor e Leo inovam o estilo sertanejo com pitadas de folk, pop e romantismo. A dupla assina os arranjos, produção e composições de seus discos e, diferentemente de muitos artistas, não despontou no cenário nacional com apenas um sucesso.

A partir de 2006, várias canções ocuparam, ao mesmo tempo, as primeiras posições em emissoras de rádio de todo o País. Nos shows, o público canta do começo ao fim todo o repertório, com destaque para “Fotos”, “Tem que Ser Você”, “Fada”, “Vida Boa”, “Sinto Falta de Você”, “Amigo Apaixonado”, “Lembranças de Amor”, "Borboletas", "Deus e Eu no Sertão" e "Nada Normal", todas escritas por Victor.

O sexto CD, “Borboletas”, lançado no ano passado, vendeu 200 mil cópias em menos de um mês e meio de lançamento. É um trabalho 100% autoral, em que Victor assina todas as 12 faixas, sendo três em parceria com o irmão.

Vivendo em Uberlândia desde 2007, quando gravaram o primeiro DVD “Ao Vivo em Uberlândia”, Victor afirma ter aqui a tranquilidade de uma cidade com ares interioranos, assim como sua terra natal. “É um povo acolhedor e educado. Tem as facilidades de uma cidade bem estruturada e uma localização centralizada no País que praticamente iguala as distâncias de nossas viagens tanto para o Norte quanto para o Sul”, disse o cantor.

O músico adianta que a dupla, em breve, deverá gravar um DVD ao vivo, com canções inéditas.

Curiosidades

*Victor e Leo não se enquadram no estilo chamado sertanejo universitário, que surgiu em um outro segmento ao mesmo tempo que a dupla despontava.

*Seus nomes são respectivamente Vitor Chaves Zapalá Pimentel, nascido em 15/4/1975 e Leonardo Chaves Zapalá Pimentel, nascido em 4/10/1976. Iniciaram a carreira há 17 anos, em 1992, na cidade de Abre Campo(MG) onde foram criados sem pretensão de tornarem-se profissionais.

*Em 1994 mudaram-se para Belo Horizonte, onde cantaram por sete anos. Também fizeram aulas de canto por cinco anos.

*Em 2001, mudaram-se para São Paulo e cantaram na noite por mais seis anos. De lá vieram para Uberlândia.

Victor e Leo fecharam 2008 com as seguintes homenagens:

-CD “Victor & Leo ao Vivo”(2006)- Disco de Platina

-CD “Ao Vivo em Uberlândia”(2007)- Disco de Platina duplo

-DVD “Ao Vivo em Uberlândia”(2007)- DVD de Platina Duplo

-CD “Borboletas”(2008)- Disco de Platina duplo

-Uma indicação ao Grammy Latino 2008 com DVD/CD “Ao Vivo em Uberlândia”

-Vencedores do Oscar do rodeio brasileiro, Troféu Arena de Ouro 2009, como Melhor Dupla Sertaneja 2007/2008

- Em abril de 2009, Prêmio Melhores do Ano no “Domingão do Faustão”, com "Tem Que Ser Você", como Melhor Canção de 2008.

Nenhum comentário: