Fresh volta em estilo country

15 de Fevereiro de 2008 às 10:42 admin Enviar por e-mail Hits para esta publicação: 12675 Depois de mais de uma década ausente da mídia, a marca de sucos instantâneos Fresh, da Kraft Foods, volta à tona, com foco regional, para anunciar uma promoção planejada pela Bullet para potencializar o consumo da marca.

“Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal respondem por mais da metade das vendas de Fresh e os meses de fevereiro e março concentram o maior consumo”, diz o gerente de produto responsável pela marca, Leonardo Tonini. “Assim, resolvemos potencializar esse cenário já favorável com uma promoção que tem mecânica simples, ticket-médio baixo e prêmios altamente desejados”, completa o executivo, que fez um estudo aprofundado sobre os hábitos de consumo, prioridades e as preferências culturais do seu target para escolher os prêmios da promoção: duas casas no valor de R$ 40 mil e 150 vales-supermercado com duração de um ano.

“Para os consumidores das classes C, D e E, a casa própria é uma prioridade. Já o vales- supermercado são uma resposta ao fato de que, segundo estudos do IBGE, cerca de 30% da despesa mensal é feita com alimentação”, justifica o gerente. “Com apenas R$ 2,50 a consumidora pode participar. A maioria das promoções exige um investimento mais alto”, comenta.

O desafio de comunicar a promoção de forma didática, reforçando o principal atributo do produto (que é render mais) e ainda de forma alegre foi resolvido pela Ogilvy & Mather Brasil a partir da escolha da dupla de pop sertanejo Victor & Leo, que é um grande sucesso na região da promoção, que cantou um dos seus sucessos com a letra de um jingle criado pela equipe da agência.

“A dupla foi extremamente simpática e as gravações tanto do jingle quanto a do comercial foram feitas num clima super divertido”, conta o diretor de criação Rubens Filho, o Rubão. “A produtora Zulu Filmes fez até um making off do comercial que foi exibido na convenção da Kraft”, completa Rubão, que lembra que cada vez um número maior de clientes tem apostado nas classes mais populares. “Empresas e publicitários passaram muito tempo sem investir energia em descobrir mais sobre os hábitos das classes populares, mas é muito importante olhar com cuidado para as classes que representam 52% da massa de consumo do país”, observa Tonini.

Com a promoção, a Kraft pretende aumentar sua participação de mercado que em escala nacional é de 20,4% (de acordo com pesquisa AC Nielsen), mas que em Minas Gerais alcança um pico de 39%.

Fonte: Meio & Mensagem
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Cláudia Alves

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